quinta-feira, 20 de novembro de 2008

União Européia aprova operação naval inédita contra piratas na Somália

A União Européia (UE) aprovou nesta segunda-feira a primeira operação naval de sua história para lutar contra os piratas em plena atividade na Somália e no golfo de Áden, anunciou a presidência francesa do bloco.
A operação Atalanta foi formalmente autorizada pelos ministros da Defesa reunidos em Bruxelas, e ela deve ser iniciada em dezembro ao longo do Chifre da África, indicou um diplomata francês.

Diante da multiplicação dos ataques de piratas na região, a UE já havia criado em setembro uma "célula de coordenação" contra a pirataria, que opera atualmente com duas fragatas francesas e um avião de patrulha espanhol.
O nome do comandante da força naval, o vice-almirante britânico Philip Jones, e seu quartel general --Northwood, na costa inglesa-- já são oficiais, mas a composição precisa ainda não, apesar de Alemanha, França, Reino Unidos e Espanha terem anunciado sua participação.
A Eunavfor será constituída de pelo menos sete navios, dos quais três fragatas e um navio de abastecimento, e beneficiará do apoio de aviões de patrulha marítima.
Os ataques perpetrados por piratas na costa da Somália aumentaram 75% neste ano, segundo o Escritório Marítimo Internacional, que no mês passado pediu por ação internacional urgente contra os criminosos que "agem com impunidade".
A organização diz que a costa da Somália, incluindo o golfo de Áden, é o lugar mais perigoso, onde 63 dos 199 ataques de piratas registrados no mundo ocorreram entre janeiro e setembro de 2008.

Fonte: Folha Online

Nenhum comentário: