quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Tornado causa estrago em várias cidades do RS

Telhado de posto de combustível desabou sobre um caminhão em Tabaí (RS) (Foto: Jefferson Botega/Zero Hora/Agência RBS)

Um temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na tarde desta quarta-feira (10) provocou estragos em diversos municípios do estado. Em Triunfo (RS), uma mulher e uma criança ficaram feridas. As duas estavam em um supermercado que ficou destelhado com a força do vento. O capitão Fernando, da Defesa Civil do RS, explicou ao G1 que os maiores problemas foram registrados em Montenegro (RS), Tabaí (RS) e Triunfo. Várias casas ficaram destelhadas e falta energia elétrica em muitas regiões do estado. A Defesa Civil já distribuiu lonas para as família afetadas e ainda não há informações sobre desabrigados ou desalojados. Na BR-386, em Tabaí (RS), o trânsito ficou lento e em meia pista por causa da queda de duas árvores. A estrutura de um posto de combustível desabou sobre um caminhão que estava estacionado no local. Ninguém ficou ferido.

13 mil clientes sem luz A chuva deixou pelo menos 13 mil imóveis sem luz. Cerca de 11 mil clientes que foram prejudicados estão em São Sebastião do Caí (RS). A maior parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica está na área abastecida pela AES SUL. A companhia não tem previsão de quando a situação será normalizada.

Já na área atendida pela Rio Grande Energia (RGE), pelo menos duas mil moradias também estão sem energia elétrica em Nova Petrópolis (RS), na Serra Gaúcha. A empresa espera resolver o problema nas próximas horas. Na região da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) são registrados apenas casos pontuais de falta de luz. Transtornos em Porto Alegre A chuva que atinge Porto Alegre desde o meio da tarde desta quarta-feira prejudica a circulação de veículos e causa alagamentos em vários pontos da cidade. Para quinta-feira (11), a previsão é de céu carregado por causa de uma frente fria que chega ao estado. Há possibilidade de chuvas fortes, que podem ultrapassar os 100 milímetros. Os termômetros devem marcar máximas de 20ºC. (*Com informações do Zero Hora)
Três carros foram arremessados pelo vento cerca de 15 metros para fora da rodovia

Um temporal de cerca de 30 minutos espalhou destruição nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul. A ocorrência foi em Tabaí, no Vale do Taquari, a 70 quilômetros de Porto Alegre.Entre os quilômetros 385 e 389 da BR-386, o trânsito está lento e em meia pista, devido à queda de duas árvores e a quatro acidentes sem gravidade ocorridos no local. Dois caminhões tombaram para fora da pista.Três veículos, que estavam parados na altura do km 389, foram arremessados cerca de 15 metros para fora da pista por uma rajada de vento, na tarde desta quarta-feira. De acordo com a assessoria da Univias, concessionária que administra a rodovia, os ocupantes dos carros esperavam a forte chuva passar no acostamento quando fora atingidos por uma forte rajada de vento.A Central de Meteorologia da RBS ainda não sabe apurar com exatidão o tipo de fenômeno que pode ter atingido a cidade, mas trabalha com duas possibilidades: tornado ou microexplosão.Segundo a meteorologista Estael Sias, o tornado é uma espécie de nuvem-funil, com um vento forte girando em torno de si mesmo, como um furacão - neste caso, carros, árvores e telhas, por exemplo, acabam sugados e retorcidos. Já a micro-explosão caracteriza-se por ser uma nuvem muito pesada que descarrega forte chuva e vento em direção à Terra.A previsão do tempo para quinta-feira no Rio Grande do Sul é novas ocorrências como a de quarta-feira: trovoadas, fortes temporais e granizos.






DEFINIÇÃO DE TORNADO: Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho. Segundo a escala fujita (que mede a intensidade dos tornados de F1 a f5) o que atingiu o Rio Grande do Sul, foi um F2 com ventos de 180-250km/h, que produz ventos fortes e destelha casas, derruba arvores e postes de luz.


Nenhum comentário: