domingo, 5 de julho de 2009

Golpe de Estado em Honduras de 2009



Honduras
é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras, a norte e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde possui fronteira marítima com o território colombiano de San Andrés e Providencia), a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala. Sua capital é Tegucigalpa.



Presidente Manuel Zelaya

O Golpe de Estado em Honduras de 2009 é um evento em desenvolvimento desencadeado quando o Exército, sob ordens da Corte Suprema de Justiça, depôs o presidente Manuel Zelaya na manhã de 28 de junho de 2009. Zelaya foi preso em sua residência em Tegucigalpa e detido em uma base aérea nas imediações da cidade. Logo em seguida, foi expulso do país, sendo enviado a San José, Costa Rica. A A prisão de Zelaya ocorreu cerca de uma hora antes de serem abertas as urnas para uma consulta popular não vinculativa sobre um referendo que pedia ao Congresso a convocação de uma Assembleia Constituinte para elaborar uma Constituição para o país . Mais tarde, a Corte Suprema de Justiça declarou ter ordenado a deposição do presidente. A ONU aprovou, por aclamação, uma resolução que condena o golpe de Estado e o próprio assessor jurídico do exército, o coronel Herberth Bayardo, confirma que foi quebrada a legalidade.

Depois da votação no Congresso de uma carta de renúncia falsificada e imediatamente desmentida por Zelaya , Roberto Micheletti, também membro do Partido Liberal de Zelaya, foi indicado pelo Congresso Nacional na tarde de 28 de junho para presidir a nação até às eleições de 29 de Novembro. Durante sua posse, Micheletti foi recebido com aplausos ao denunciar as "repetidas violações da Constituição" do governo de Zelaya e por violentos protestos nas ruas de quem considerou ilegal a deposição de Manuel Zelaya.

O Golpe acabou por fazer Honduras ser expulsa da Organização dos Estados Americanos em 05 de Julho de 2009 por 33 votos de 34 possíveis

Um comentário:

Maíra Perrout disse...

Olá, sou a Maíra do Grupo EC,

Olhando seu site, verifiquei que ele tem potencial para ser nosso parceiro, por isso temos uma proposta de parceria para rentabilizar seu site através de plataforma de e-mail marketing.

Por favor entre em contato das 9 as 17:30 pelos canais abaixo:

Tel: (11) 3207-6000 ramal 24
E-mail: maira.reis@grupoec.com.br

Aproveite e acesse nosso site www.grupoec.com.br para ver nossos anunciantes.